Total de Fotos online: 109.664 em 1222 álbuns.

Encerramento do Projeto Defesinha é sucesso em São Pedro da Aldeia

Por Camillo Antunes

Postado dia 05/02/2017

Encerramento do Projeto Defesinha é sucesso em São Pedro da Aldeia


A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública e da Coordenadoria de Defesa Civil, realizou nesta sexta-feira (03) a cerimônia de encerramento do Projeto Defesinha – Verão 2017. Ao todo, 120 crianças e 15 monitores voluntários participaram da colônia de férias educativa, que realizou atividades em diversas cidades da região. Voltado para crianças de 4 a 14 anos, o projeto teve início no dia 23 de janeiro. Compuseram a mesa de solenidade o secretário de Segurança e Ordem Pública, Edmilson Bittencourt, o coordenador do projeto, Marcus Dothávio, os vereadores Cláudia Gregório e Ediel Teles, o representante do Governo do Estado, Alzimar Pontes, e o representante do Clube de Desbravadores, Paulo Gilberto.
Em nome do Prefeito Cláudio Chumbinho, o secretário de Segurança e Ordem Pública, Edmilson Bittencourt, agradeceu a todos que colaboraram para o sucesso do projeto. “Gostaria de parabenizar a criançada presente em todos os dias, que brincaram, passearam e, acima de tudo, aprenderam. Tenho certeza que cada um levará essa experiência para o resto da vida. O Projeto Defesinha é motivo de muito orgulho para nós, São Pedro da Aldeia foi o único município da Região dos Lagos a realizá-lo”, afirmou.
Realizada no Colégio Disneylândia, a solenidade teve início com uma apresentação do Clube de Desbravadores de São Pedro da Aldeia. O grupo conversou com as crianças sobre suas ações educativas, acampamentos, visitas a asilos e orfanatos, além da participação em campanhas de alimento e doação de sangue.
Com o objetivo de proporcionar atividades de cidadania visando o aprimoramento cultural, a preservação do ambiente e a interação social, o Projeto Defesinha ofereceu visita ao Corpo de Bombeiros, atividades na Praia do Sudoeste e momento cultural no circo. Em visita à Ilha do Japonês, em Cabo Frio, as crianças participaram da palestra da campeã triatleta Monike Azevedo; competições e recreação foram realizadas na Praia de Geribá, em Armação dos Búzios. Para discutir ecossistemas da região, o grupo visitou a Praia do Pontal, em Arraial do Cabo.
O tema conhecimento e história foi trabalhado com visita à Casa da Flor e atividades de incentivo à limpeza da orla; ecologia e preservação, visita ao canto da Praia do Forte, em Cabo Frio, Laguna de Araruama – APA Pau Brasil. Sobre a educação ambiental, as crianças visitaram a Praia Ponta dos Cardeiros (Fazenda Roberto Marinho), em São Pedro da Aldeia. Orientações sobre correntezas, valas e correntes de retorno foram trabalhadas sob o tema adaptação ao Meio Líquido.
De acordo com o coordenador do projeto, Marcus Dothávio, a equipe vai manter contato mensal com os alunos por meio de atividades e o comportamento de cada um vai ser fundamental para novas participações.  “O aluno defesinha tem que ser exemplo para outras crianças. Esse é um projeto totalmente educativo. Pensamos em todos os detalhes e procuramos colocar muitas atividades no nosso município, porque temos que valorizar nossa cidade e ter orgulho de morar em São Pedro da Aldeia. Quando visitamos os outros municípios, muitos turistas, estrangeiros e pais nos pararam para saber sobre a iniciativa”, declarou.
Na ocasião, os monitores voluntários dessa segunda edição do projeto, cadastrados pela Defesa Civil, foram homenageados. Após a solenidade de entrega dos certificados, os participantes do Projeto Defesinha – Verão 2017 fizeram o juramento em que prometeram cumprir todos os ensinamentos, respeitar o próximo, cuidar da natureza, ser um cidadão consciente e amar a cidade.
Para Angeline Alves, mãe do aluno Bernardo, de 11 anos, a iniciativa da Prefeitura de oferecer uma colônia de férias educativa para as crianças do município é interessante e deve continuar. “Quando eu era mais nova, participei do escoteiro e achei que seria legal que o Bernardo participasse desse projeto, já que ele nunca participou de uma colônia de férias antes. A experiência foi muito bacana, meu filho chegava todos os dias em casa com uma novidade”, comentou.


ASCOM/PMSPA
Texto: Gabrielly Costa
Fotos: Renato Fulgoni


 


 

 

 

 

 

A matéria descrita acima é de inteira responsabilidade de seu autor, eximindo o site de qualquer responsabilidade.

Costela Suína

NoiteLagos.com entrevista Claudio Michael Völcker.

Próxima semana...


Veja os vídeos anteriores

Anunciantes


Parceiros


Facebook




Nosso QR Code


  Todos os Direitos reservados Noite Lagos Site Criado por Fernando Moraes
Fernandomoraesn@gmail.com